quarta-feira, 23 de março de 2011

No que acreditamos - A Filosofia da Escola



UNIDOS EM BUSCA DO CONHECIMENTO

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Mees tem como base a filosofia: UNIDOS EM BUSCA DO CONHECIMENTO, visando contribuir para a formação do individuo capaz de interagir na sociedade de forma crítica, autônoma e comprometida.
Dessa maneira a comunidade escolar não medira esforços para concretizar essa proposta buscando recursos, desenvolvendo projetos, estabelecendo parcerias primando por um ensino de qualidade.
Nós, professores, procuraremos ser flexíveis, estando dispostos e abertos a mudanças que se fazem necessários dentro da educação sendo mediadores do conhecimento. Isso faz com que cada professor tenha autonomia buscando dentro da sua prática com responsabilidade e conforme a realidade alcançar os objetivos propostos.
Durante a construção do conhecimento do aluno, devemos ter consciência que o erro faz parte do ensino aprendizagem, respeitando a individualidade de cada um. Transformando o erro numa nova situação de aprendizagem, fazendo o aluno refletir, construir e reconstruir.
É preciso lembrar que o aluno aprende com o seu próprio erro, ou, seja faz parte do ensino aprendizagem. O professor precisa possibilitar momentos para reflexão, mediando o conhecimento do educando. Durante este processo é fundamental a utilização de diferentes aptidões dos alunos.
A direção e nós professores estamos cientes e assumimos a responsabilidade da proposta que será trabalhada em nossa Unidade Escolar para termos alunos comprometidos com o seu conhecimento e que este, o faça interagir na sociedade em que vive oportunizando igualdade de direitos. 
Junto com a direção e professores estará a A.P.P. que não medirá esforços para concretizar essa nova proposta, buscando recursos através de diversas promoções, as quais são necessárias para desenvolver projetos, viagens de estudo, compra de materiais didáticos e de manutenção.
Entretanto, a escola precisa criar atrativos para despertar o interesse da comunidade para que tenham uma outra visão da escola, devendo estar aberta ao diálogo, procurando assim estimular todos os pais a participarem efetivamente das promoções escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário