terça-feira, 22 de março de 2011

Como tudo começou...


Em 1897, através da sociedade hanseática de colonização chegava ao nosso município os primeiros colonizadores. Chegou com eles também o sonho da formação de uma nova sociedade. Sonhos esses que traziam como ideal o estabelecimento de novas casas, o desenvolvimento da agricultura, o comércio, o centro de pregação religiosa e a formação escolar dos filhos dos imigrantes.
Com o surgimento das necessidades sociais construiu-se a primeira escola, chamada então de escola alemã. Com o passar dos anos, o prédio que abrigava as atividades de formação local tornou-se pequeno e velho demais para atender as necessidades, assim, por volta do ano de 1929 a 1930, a escola passou a funcionar então no espaço conhecido como Salão Rutzen até que a nova escola fosse construída.
No decorrer dos anos a Secretaria Estadual de Educação incorporou as escolas formadas pelos núcleos de colonização e já na década de trinta a escola passou a ser denominada de Escola Mista Estadual de Estrada Isabel Hansa e nos anos cinqüenta passou a chamar-se Escola Mista Estadual Desdobrada de Estrada Isabel.
Dentro de um processo de reidentificação das instituições de ensino público, no Estado de Santa Catarina, buscando dar as escolas novas identificações, utilizando nomes de celebridades que se destacaram na História do município, estadual e nacional, em 1962 passou-se a chamar Escola Reunida Francisco Mees em homenagem ao primeiro prefeito de Corupá cujo cargo foi ocupado por nomeação.
A comunidade da Vila Isabel cresceu populacionalmente, e a pequena escola, que funcionava nas dependências onde também aconteciam os cultos celebrados pela Igreja Luterana, tornou-se um espaço insuficiente para o trabalho educacional; e com o empenho da comunidade junto ao governo do estado, na década de oitenta deu-se a construção de novas dependências que a partir de então abrigaram exclusivamente a escola. Espaço onde hoje se localiza a Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Mees. A escola é integrante da Rede Pública Municipal de Corupá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário